Curti

sábado, 10 de novembro de 2012


Planos de Aula 1


Turma: Educação Infantil I e II
Conteúdo:  ♦ O que podemos fazer com o lixo.
Público - alvo: Crianças de 3 a 6 anos.
 Tempo: 4 horas e 20 min.

 Objetivos específicos:

Criar estratégias significativas, para que as crianças percebam que o lixo que produzimos em nossas casas podem ser reutilizado, reciclado e também reduzido;
♦ Incentivar as crianças a separar o lixo para que o mesmo possa ser reciclado;
♦ Distinguir os tipos de materiais;
♦ Desenvolver juntamente com as crianças sons musicais a partir do toque em alguns materiais ali presentes;
♦ Promover momentos lúdicos através da construção de desenhos com cascas de ovos pintadas pelas próprias crianças;
♦ Estimular o respeito pelo ambiente, construindo desenhos em papelão.

  Recursos:

♦ Tintas de várias cores; casca de ovos; papelão; pincel; desenho feito em folha de oficio; matérias que coletaram no lixo, como garrafas, jornais, frasco de maionese, latas de doce, caixa de sapato, caixinha de leite.

Espaço: ♦ Sala de aula.

Metodologia:

1º Momento
Descrição da aula: Conversei com as crianças sobre o lixo, e sempre enfatizando que ele pode ser reduzido, reutilizado e também reciclado. Em seguida mostrei para eles/as os materiais que eu tinha levado para a sala de aula (sem esquecer os demais tipos de lixo que encontramos por aí), e disse para que eles poderiam ser utilizados.
2º Momento Sentar no chão em forma de circulo, e discutimos juntos sobre o lixo que produzimos em nossas casas.  A partir da fiz um breve questionamento sobre a importância de cuidarmos do nosso planeta.
3º Momento Mostrar para eles/as alguns materiais nos quais eu tinha levado, e assim pude ajudá-los a identificar alguns tipos de materiais que vão para o lixo e que podem ser reciclados e reutilizados.
4º Momento Pedri que as crianças pegassem uma caneta e tocassem nos materiais, na casca de ovo, nos papelões, nas caixas de leite, nos frascos de maionese, etc. Para que eles pudessem ouvir diversos sons, e identificassem a sonoridade de cada um.
5º Momento Pedir que as crianças pintassem as cascas de ovos, depois de pintadas eles iam pegar um desenho e com as cascas coloridas eles iam quebrar as cascas formando assim um mosaico.
6º Momento As crianças em grupo iriam desenhar e pintar um ambiente que o lixo não estivesse presente, ou seja, pedi que eles desenhassem algo que eles imaginassem sem o lixo, como eles queriam que fosse o meio ambiente.

Avaliação:

Contínua, através da capacidade, desenvoltura, habilidades e competências, criatividade, e autonomia de cada um. 
Planos de Aula 2


Turma: Educação Infantil I e II 

Público - alvo: ♦ Crianças de 3 a 6 anos.

 Tempo: ♦ 4 horas
 Conteúdo: Contação de Histórias

 Objetivos específicos:

Promover para as crianças oportunidades para que elas mesmas possam contar as suas histórias do dia-a-dia;
♦ Incentivar as crianças a interagir e respeitar as opiniões das outras crianças;
♦ Identificar momentos de interação e construção de conhecimentos através das histórias contadas;
♦ Desenvolver juntamente com as crianças histórias inventadas e a construção de desenhos através dessas histórias;
♦ Promover momentos lúdicos através da construção de desenhos e pinturas individuais;
♦ Estimular o respeito pela leitura e contação de história de cada coleguinha.

  Recursos:

♦ Variedades de livros com histórias infantis e que chamem a atenção das crianças; lápis de cor, folhas de oficio; cartolina; livro de madeira, fantoches da história do patinho feio, chapeuzinho vermelho e a gata borralheira.

Espaço:

♦ Cantinho de Leitura.

Metodologia:

1º Momento
Descrição da aula: Primeiro devemos conversar com as crianças sobre asa histórias que eles já conhecem e em seguida questioná-las sobre as histórias que os pais deles contam para eles/as.

2º Momento Sentar no chão em forma de circulo ou em meia lua e discutir a importância da leitura e a contação de história no dia-a-dia de cada um. Depois pedir que eles/as contem histórias que já ouviram falar.

3º Momento Nesse segundo momento o professor poderá mostrar para as crianças alguns livros que despertem curiosidade nas crianças, fazendo com que elas/eles comentem entre si sobre o que o professor está mostrando. Assim eles/elas criarão uma expectativa sobre o que tem por vir.

4º Momento No quarto momento o professor pede que as crianças escolham livros que elas mais gostam entre os que estão no circulo e tentem contar através das gravuras o que tem no livro. Depois, o professor pode sugerir para as crianças que elas criem histórias com as personagens dosa fantoches e do livro de madeira dando o seu ponto de vista a cada história contada.

5º Momento no quinto momento, as crianças já tem uma noção das histórias que ouviram e as que contaram assim eles/elas irão fazer ilustrações da história que mais gostaram e irão se divertir.

6º Momento no sexto momento, o professor junto com os alunos irão construir um mural com todas as ilustrações das crianças e irão discutir sobre as histórias e os livros expostos.

Avaliação:
Contínua, através da capacidade, desenvoltura, habilidades e competências, criatividade, e autonomia de cada um. 

Elaborado pela a professora Kamylla Herbelly



Olá, colegas professoras e professores.
É uma honra muito grande ter você como visitante.
Desde já, quero que fique a vontade quanto as postagens (risos)
Essa é a casa de vocês. 


Um beijo grande no de cada um que passa por aqui.